Reumatologia – Dr. João Dias

O que é?

A Reumatologia é a especialidade médica dedicada ao diagnóstico, tratamento, estudo e investigação das doenças reumáticas.

O Reumatologista é o especialista a quem a ordem dos Médicos reconhece a competência, o conhecimento (teórico e prático) e a experiência para diagnosticar, tratar e prevenir as doenças reumáticas.

O que trata?

As doenças reumáticas constituem um grupo com mais de uma centena de entidades, com vários subtipos, que podem ser definidas como “doenças e alterações funcionais do sistema músculo-esquelético de causa não traumática”.

Incluem doenças inflamatórias (artrite reumatóide, artropatias microcristalinas e espondilartropatias, por exemplo), doenças sistémicas (lúpus eritematoso, esclerose sistémica, síndrome de Sjogren e vasculites, por exemplo), doenças degenerativas (osteoartrose), doenças metabólicas (osteoporose e osteomalácea, por exemplo), doenças peri-articulares (tendinites e bursites, por exemplo) e síndromes dolorosas generalizadas (fibromialgia, por exemplo).

São doenças que podem ser agudas, recorrentes ou crónicas, atingindo indivíduos de todas as idades e sendo causa frequente de incapacidade. Quando não diagnosticadas ou tratadas atempada e correctamente, podem causar graves e desnecessárias repercussões físicas, psicológicas, familiares, sociais e económicas.
As doenças reumáticas são, nos países desenvolvidos, em que Portugal se inclui, o grupo de doenças mais frequente na raça humana.

No nosso país constituem a primeira causa de consulta médica, a principal causa de invalidez, o primeiro motivo de absentismo ao trabalho, a primeira causa de reforma antecipada por doença e estão entre as principais responsáveis pelos gastos com a saúde, quer directos (consultas, medicamentos, reabilitação, etc.), quer indirectos.

Que meios utiliza?

A Reumatologia tem frequentemente necessidade de usar alguns meios complementares de diagnóstico para diagnosticar e acompanhar a evolução e a resposta ao tratamento das doenças reumáticas, nomeadamente análises e radiografias, mas também outros, como a TAC, a Ressonância Magnética ou a Ecografia.

No âmbito da consulta de Reumatologia a acupunctura contemporânea (ou seja, planeada e executada segundo o raciocínio científico e tendo em conta o funcionamento neuromuscular e do sistema nervoso autonómico) é utilizada como tratamento adjuvante em diversas patologias: dor miofascial (contracturas, dor muscular politópica), osteoartrose, algoneurodistrofia, fibromialgia e outras situações de dor crónica (lombalgia ou cervicalgia, por exemplo).