Audiometria

Um audiograma é um gráfico que mostra a audição utilizada por uma pessoa e a quantidade de perda auditiva que o indivíduo tem em cada orelha. Ao longo do topo do gráfico, os números variam de 125 a 8000. Estes números referem-se às frequências.

A frequência é expressa em ciclo por segundo ou hertz. Quanto maior a frequência, maior o pitch do som. Por exemplo, 250 Hertz (Hz) soa como o gotejar de uma torneira, enquanto a alta- frequência de toque do telefone é aproximadamente 8000 Hz.

A Loudness é medida em unidade chamada decibel. Zero dB (0dB) não significa “nenhum som”. É apenas muito suave. O nível de conversação habitual é cerca 65 dB e, 120 dB é muito,muito alto – quase tão alto como um avião decolando quando você está em pé apenas a 25 metros de distância. Os números ao lado do gráfico são os níveis de audição em decibel.

Durante um teste de audição, o audiologista apresenta sons em uma freqüência de cada vez. O tom mais suave o qual uma pessoa pode ouvir de cada frequência é marcada no audiograma naquela frequência e intensidade. Este é o chamado “limiar de audição”.

O seu audiograma é uma foto da sua audição. Isso indica o quanto sua audição varia do normal e, se houver alguma perda auditiva, onde o problema pode estar. Há diferentes tipos e graus de perda auditiva. Depende de qual parte da orelha está afretada. Especialistas geralmente diferenciam quatro tipos principais de perda auditiva: perda auditiva condutiva, perda auditiva sensorioneural, perda auditiva mista e perda auditiva neural.

Exame realizado na Clínica dos Plátanos  pela Widex – Clínica do Ouvido