Cirurgia Geral

A cirurgia geral é a especialidade médica cuja área de actuação compreende a cirurgia da cabeça e pescoço, a cirurgia da mama e endócrina (tiroide e suprarrenal), a cirurgia abdominal e a cirurgia proctológica (anal).

A cirurgia da pele e tecido subcutâneo (pequena cirurgia com anestesia local), a cirurgia laparoscópica e a cirurgia do trauma também se enquadram na cirurgia geral.

Esta especialidade médica ocupa-se do estudo, diagnóstico e tratamento de doenças passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos, nomeadamente doenças do sistema digestivo, doenças endócrinas (glândulas tiroide e suprarrenal), da patologia da mama e das hérnias da parede abdominal.

A cirurgia geral é um pré-requisito essencial para outras especialidades cirúrgicas. Tem uma vasta área de intervenção indo desde a patologia benigna à maligna, da patologia cirúrgica de superfície (partes moles) à patologia
intra-abdominal, interligando-se com outras especialidades cirúrgicas como a cirurgia vascular ou plástica e outras especialidades médicas como a dermatologia e outras.

Apesar de ser uma especialidade fundamentalmente referenciada por outras especialidades como a gastroenterologia, pediatria, medicina interna e outras, cada vez mais, sobretudo devido a divulgação das especialidades ao conhecimento do público em geral, os pacientes vão sabendo escolher as especialidades adequadas aos seus problemas.

Com a facilidade com que hoje em dia as pessoas têm acesso à informação, muito graças à internet, cada vez mais os pacientes põem as suas questões e tomam as suas decisões baseados em conhecimento efetivo. E é com esse intuito que divulgamos aqui as áreas de intervenção mais comuns da cirurgia geral.

Cirurgia Vascular

• Especialidade médica que se dedica ao diagnóstico clínico e imagiológico e ao tratamento médico e cirúrgico das doenças das artérias, veias e linfáticos.