ECG – Electrocardiograma

ECG corresponde a electrocardiograma. Trata-se de um dos exames complementares de diagnóstico não invasivos mais frequentemente utilizados para avaliar a função cardíaca.

Apesar da contínua evolução nas tecnologias utilizadas para o estudo do coração, o ECG mantém ainda um papel central na investigação de várias doenças cardíacas.

O eletrocardiograma é um exame que detecta a atividade elétrica do coração. Cada contração do músculo cardíaco ou das válvulas do coração é comandado por pequenos impulsos elétricos gerados no próprio coração. O ECG consegue identificar os padrões normais de transmissão e geração destes impulsos elétricos.

Assim o ECG é o exame mais indicado para avaliar arritmias cardíacas e para a investigação inicial da isquémias cardíaca.

O ECG é um exame complementar importante para a interpretação do ritmo cardíaco e para a detecção de isquémia do coração.

Vantagens e benefícios

O eletrocardiograma é também de grande valor na avaliação de outros tipos de anormalidades cardíacas, incluindo doenças das válvulas cardíacas, cardiomiopatia, pericardite e sequelas cardíacas da hipertensão arterial.

Sendo um exame inofensivo e pouco dispendioso, é da maior utilidade para o estudo do coração.

Metodologia

O eletrocardiograma em repouso é feito com o paciente deitado e com o tronco nu.

O ideal é que o paciente não tenha feito nenhum tipo de esforço nos últimos 10 minutos, nem fumado nos 30 minutos que antecedem o exame. Deve, também evitar-se beber água fria antes do exame porque pode alterar o traçado obtido.

São fixados no torax seis elétrodos, através de adesivos, e mais 4 pás, também com eletrodos, são colocadas nos punhos e tornozelos. Habitualmente, utiliza-se um pouco de gel entre cada eletrodo e a pele para aumentar a condução elétrica.

Em alguns casos, os 6 adesivos com elétrodos fixados ao tórax são substituídos por peras de borracha com uma base metálica, que se fixa à pele através de vácuo, como ventosas.

Após a correcta colocação dos eletrodos eles são ligados à máquina que fará a leitura da atividade elétrica do coração.

O exame é muito rápido, duranto poucos segundos. A máquina capta os sinais elétricos do coração e imprime um traçado num papel quadriculado próprio.

O ECG em repouso é um dos exames mais realizados. É um exame barato, rápido e fácil de fazer.