Ortopantomografia

A Ortopantomografia é uma técnica de radiografia panorâmica que utiliza raios X para fornecer informações detalhadas sobre as estruturas dentárias e a anatomia oral. Graças a este estudo radiológico, obtém-se uma imagem que permite detectar e analisar qualquer complicação bucal que afecte os dentes, o maxilar e a mandíbula.

Através deste exame, é realizada uma impressão onde várias radiografias bidimensionais se encontram sobrepostas. Assim, obtém-se um resultado tridimensional das estruturas faciais numa única imagem. Por conseguinte, detectar a existência de eventuais complicações orais é muito mais simples. Esta digitalização panorâmica permite, além disso, verificar as inter-relações entre as articulações temporomandibulares e os maxilares e os seus efeitos no sistema mastigatório.

Com este método radiológico, o médico dentista pode descobrir à primeira vista o desenvolvimento de cáries dentárias, a existência e a extensão de doenças periodontais, a qualidade da estrutura óssea para tratamentos implantológicos ou a presença de peças dentais não erupcionadas. A sua utilização é essencial, portanto, na avaliação e realização de procedimentos de implantologia, cirurgia oral, ortodontia ou periodontia.